Conhecimento é poder.

Conhecimento é poder.
Por que o ler faz bem ao que há dentro de nós.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

O mar e eu

A saudade é o que faz com que o tempo pare.
Ter saudades é um tipo de nostalgia. Quando perdemos algo, seja o que for: uma foto, um objeto que gostamos, um bem valioso, uma pessoa amada, a liberdade, somos movidos pelo desejo de ter o tempo parado vendo apenas aquele momento a nossa frente, esperando que ele nunca acabe.
O mundo às vezes tem uma tendência à crueldade: parece se divertir enquanto sofremos, enquanto desejamos ter em nossos braços aquilo que ele mesmo nos levou.
Lembrar é para os velhos! Corremos atrás de nossas memórias durante a juventude sem nos darmos conta de que teremos algum momento a frente para nos lembrar (punir, vangloriar, rir e chorar) de tudo. No entanto, parecemos querer sofrer agora. Somos masoquistas de nossas mentes.
Existe uma memória que ainda jaz viva em mim. Mistura pânico, amor, pavor, ódio, alívio. Todos os sentimentos juntos num só ser que era eu. Era difícil acreditar que tanto pudesse caber em mim. Após estar privado de mim, ter sido tirado de mim, de dentro de mim saiu o mundo, saiu no grito. O momento é fácil de ser descrito: meus pés nus tocavam a areia molhada e as ondas do mar gélidas pelo abril despedaçado que se desembocava no mundo frio, cobriam meu pés; o mundo molhava-se em si e desaguava em mim. Um grito simplesmente saiu, antes mesmo que eu pudesse me dar conta da capacidade de contê-lo. Com a força que tomava, parecia que o mar abriria, seria possível ver o que havia do lado de lá, o que acontecia com aquele imensa linha que corta o horizonte, guarda o sol, expõe a lua e nos confunde.
A saudade é o que faz com que o tempo pare.
Chorei de dentro pra fora. Minhas lágrimas tinham o mesmo gosto das águas do mar, no entanto mesmo o mar foi capaz de sentir o sabor das minhas lágrimas e diferenciá-las do sabor das águas que haviam em si.
Chorei de fora pra dentro. Cai com os joelhos em terra e bebi da água do mar. Apenas diferenciei o sabor das águas comparando-as com o sabor do mar.
O oceano nos atrai e nos trai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário